Vem aí um fim de semana cheio de Cantares de Reis em Trás-os-Montes e Alto Douro |  | Rádio Ansiães

Vem aí um fim de semana cheio de Cantares de Reis e Janeiras

Tradição volta a cumprir-se em muitos municípios da região, entre sexta-feira e domingo. 

O Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães realiza, esta sexta-feira, um tradicional Cantar dos Reis, na Praça do Município, a partir das 15:00 horas. A iniciativa, que vai durar um quarto de hora, tem o objetivo de conhecer, preservar e divulgar as tradições e a cultura popular.

 

Também em Carrazeda, realiza-se sábado, a partir das 15 horas, no CITICA, a iniciativa Vamos Cantar os Reis, organizada pelo Município, com a participação de 24 associações, grupos e instituições do concelho.

 

Em Vale de Salgueiro, Mirandela, esta sexta e sábado, volta a sair à rua a tradicional Festa dos Reis, com distribuição de vinho e tremoços, visita do rei às casas e animação musical.

 

O Festival de Ano Novo, no Teatro de Vila Real, celebra a música de tradição ou inspiração clássica. Na edição de 2018, são sete espetáculos, de 5 a 27 de Janeiro, com artistas de quatro países. Na abertura, a música de Tchaikovsky para o bailado 'O Quebra-Nozes'. Para ver esta sexta-feira, a partir das 21:30 horas.

 

O Teatro Municipal de Bragança recebe, este sábado, a partir das 15 horas, um Concerto de Reis, com a Orquestra de Jazz da Escola Profissional de Música de Espinho.

 

Também em Bragança merecem destaque os Reis de Salsas. Sexta-feira, às 17 horas, há cantares de reis com os caretos, mordomos das almas e os Cantares de D'Antanho. Sábado, a partir das 16:30 horas, há desfile de caretos e mascarados, seguido do ritual da "Queimada do Ano Velho".

 

Ainda por Bragança, sexta, sábado e domingo, realiza-se a Festa dos Reis de Baçal. 

 

Mais um Encontro de Cantares dos Reis, este sábado, às 21 horas, no Salão de Festas de Duas Igrejas, em Miranda do Douro.

 

Em Santa Marta de Penaguião, o XV Encontro de Cantadores de Janeiras, realiza-se este sábado, a partir das 21 horas, no Auditório Municipal. Participam os grupos do concelho.

 

Em Paredes do Rio, no concelho de Montalegre, este sábado, pelas 19 horas, na sede da Associação Sócio Cultural, realiza-se o tradicional "Cantar dos Reis". Uma noite de festa cujo ponto alto é o arremate de oferendas canalizado para a igreja paroquial.

 

Em Fafião, no concelho de Montalegre, realiza-se este sábado a Festa do Porco e do Fumeiro. Começa às 9:00 horas da manhã, tem mostra de produtos locais e muita animação.

 

O Centro Social, Recreativo e Cultural de Vila Verde, em Alijó, realiza este sábado mais uma Feira de Reis, a que se junta a Feira dos Produtos da Terra.

 

No domingo, é a vez do Município de Alfândega da Fé dar as boas vindas a 2018 com o Cantar dos Reis. Em palco vão estar cinco grupos populares com as músicas que tradicionalmente se cantam de porta em porta, na noite de 6 de janeiro. A iniciativa tem lugar na Casa da Cultura a partir das 15 horas.

 

O dia 7 de janeiro é a data marcada para a 24ª Gala Cantar os Reis de Vila Flor. Para ver a partir das 15 horas, no Centro Cultural.

 

Também no domingo, a partir das 14:30 horas, realiza-se o XVI Encontro de Cantadores de Reis de Vinhais, no Centro Cultural. Nesta edição participam 15 grupos do concelho, num total de cerca de 300 participantes.

 

Há também um XVI Encontro de Cantares de Reis, domingo, no Centro Cultural de Macedo de Cavaleiros, a partir das 15 horas.

 

No Auditório do Centro de Promoção Social de Tabuaço realiza-se domingo, a partir das 16 horas, um concerto de Ano Novo, com a Orquestra Ligeira da Banda de Música de Sendim.

 

O Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, apresenta domingo, a partir das 15:30 horas, o Concerto de Ano Novo pela Filarmónica de Magueija. O grupo Sons do Douro será o convidado especial.

 

O Pavilhão Multiusos de Sernancelhe recebe domingo, um Encontro de Cantadores de Janeiras, a partir das 14:30 horas. Participam os 10 centros lúdicos do concelho e mais 12 grupos, bandas e ranchos.

 

Texto: Rádio Ansiães

Foto: Município de Carrazeda

Vem aí um fim de semana cheio de Cantares de Reis em Trás-os-Montes e Alto Douro |  | Rádio Ansiães