Túnel do Marão rendeu 7,5 milhões no primeiro ano de atividade
Neste período passaram por lá cerca de quatro milhões de veículos
As portagens que os automobilistas pagam para atravessar o Túnel do Marão já renderam à Infraestruturas de Portugal 7,5 milhões de euros.
Balanço feito pela própria empresa à passagem do primeiro aniversário de funcionamento da travessia subterrânea da Serra do Marão e pela qual já passaram cerca de quatro milhões de veículos.
A Infraestruturas de Portugal adianta que as sextas-feiras e os domingos são usualmente os dias em que se regista mais tráfego e que cerca de 12% do tráfego total corresponde a veículos pesados.
Anabela Lagares é utilizadora do túnel e só veem vantagens comparativamente com o IP4:
O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, também faz um balanço positivo de um ano de Túnel do Marão:
Por sua vez, o presidente da Associação Empresarial do Distrito de Vila Real (NERVIR), Luís Tão, afirma que ainda não há reflexos do túnel no desenvolvimento da região:
Desde a abertura à circulação do Túnel do Marão não se registaram acidentes graves. Até agora, os incidentes mais correntes resumiram-se, praticamente, a avarias mecânicas de viaturas.
Antes da abertura do Túnel do Marão ficou prometido um simulacro em contexto real, que ainda não foi realizado. O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, diz que faltam apenas uns ajustes para se poder realizar:
Por seu lado, a Infraestruturas de Portugal nota que se encontra a articular com a Autoridade Nacional de Proteção Civil a definição de uma possível data para a realização do simulacro, prevendo-se que venha a ocorrer até ao final do primeiro semestre de 2017.
Peça: Rádio Ansiães
Foto: Eduardo Pinto