Túnel do Marão rendeu 7,5 milhões no primeiro ano de atividade |  | Rádio Ansiães

Túnel do Marão rendeu 7,5 milhões no primeiro ano de atividade

Neste período passaram por lá cerca de quatro milhões de veículos

As portagens que os automobilistas pagam para atravessar o Túnel do Marão já renderam à Infraestruturas de Portugal 7,5 milhões de euros.

 

Balanço feito pela própria empresa à passagem do primeiro aniversário de funcionamento da travessia subterrânea da Serra do Marão e pela qual já passaram cerca de quatro milhões de veículos.

 

A Infraestruturas de Portugal adianta que as sextas-feiras e os domingos são usualmente os dias em que se regista mais tráfego e que cerca de 12% do tráfego total corresponde a veículos pesados.

 

Anabela Lagares é utilizadora do túnel e só veem vantagens comparativamente com o IP4:

 

 

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, também faz um balanço positivo de um ano de Túnel do Marão:

 

 

Por sua vez, o presidente da Associação Empresarial do Distrito de Vila Real (NERVIR), Luís Tão, afirma que ainda não há reflexos do túnel no desenvolvimento da região:

 

 

Desde a abertura à circulação do Túnel do Marão não se registaram acidentes graves. Até agora, os incidentes mais correntes resumiram-se, praticamente, a avarias mecânicas de viaturas.

 

Antes da abertura do Túnel do Marão ficou prometido um simulacro em contexto real, que ainda não foi realizado. O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, diz que faltam apenas uns ajustes para se poder realizar:

 

 

Por seu lado, a Infraestruturas de Portugal nota que se encontra a articular com a Autoridade Nacional de Proteção Civil a definição de uma possível data para a realização do simulacro, prevendo-se que venha a ocorrer até ao final do primeiro semestre de 2017.

 

Peça: Rádio Ansiães

Foto: Eduardo Pinto

Túnel do Marão rendeu 7,5 milhões no primeiro ano de atividade |  | Rádio Ansiães