Cinco mortos confirmados e três desaparecidos em explosão numa pirotecnia de Lamego |  | Rádio Ansiães

Cinco mortos e três desaparecidos em explosão numa pirotecnia de Lamego

Maior parte das vítimas são da mesma família e residiam em Ferreiros de Avões

Foram retomadas esta manhã as operações de reconhecimento das cinco vítimas mortais já confirmadas, na sequência de várias explosões numa fábrica pirotécnica, esta terça-feira, cerca das 18 horas, em Avões, no concelho de Lamego.

 

Três pessoas continuam desaparecidas, segundo o balanço feito ontem à noite, no local, pelo secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes:

 

 

Jorge Gomes esteve no local em representação do Governo para apresentar as condolências às famílias enlutadas:

 

 

Novas informações, acrescentou o governante, serão dadas hoje, no local, às 10:30 da manhã e depois ao meio-dia.

 

Entretanto, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, solidarizou-se com as famílias das vítimas, cancelou a sua agenda oficial e estará hoje no local das explosões.

 

Fernanda Costa, mulher de Vítor Costa, 39 anos, uma das vítimas mortais, que residia em Barrô, Resende, foi ontem ao local confirmar a tragédia:

 

 

A tragédia só não foi ainda maior porque, segundo Fernanda Costa, a mulher do proprietário e uma filha saíram mais cedo para dar apoio a outra filha que tinha ficado em casa:

 

 

É por causa dos filhos que a tragédia atinge maiores proporções, também no seu caso:

 

 

Em Ferreiros de Avões, no concelho de Lamego, onde viviam os proprietários da pirotecnia, filhas e genros, a noite de ontem abateu-se cheia de pesar. Rogério Esteves, no seu café Curva, lamentava a tragédia:

 

 

Dos cinco mortos confirmados, quatro viviam ali. Não eram naturais, mas tinham-se instalado naquela freguesia há pouco mais de 10 anos, vindos da zona do Marco de Canaveses, segundo Patrício Esteves, presidente da Junta de Ferreiros de Avões:

 

 

Em princípio, será confirmada ao longo do dia de hoje a dimensão da tragédia.

 

Peça: Rádio Ansiães

Foto: JN

Cinco mortos confirmados e três desaparecidos em explosão numa pirotecnia de Lamego |  | Rádio Ansiães