Chuva forte e granizo provocaram prejuízos em vários concelhos de Trás-os-Montes e Alto Douro |  | Rádio Ansiães

Chuva forte e granizo provocaram prejuízos em vários concelhos

Registaram-se inundações em lojas comerciais, residências, edifícios públicos e em ruas e estradas, bem como estragos em diversas culturas.

Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Alijó, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua e Mesão Frio foram os concelhos do distrito de Vila Real mais atingidos, ontem à tarde, por uma tromba de água e granizo, acompanhada de trovoada.

 

Registaram-se inundações em lojas comerciais, residências, edifícios públicos e em ruas e estradas.

 

Foi o que aconteceu na Estrada Nacional nº 2, que atravessa Vila Pouca de Aguiar, e no cruzamento para a aldeia de Fontes. Os carros foram obrigados a parar por falta de condições de segurança. Na localidade de Raiz do Monte, um raio chegou a provocar um incêndio, que não progrediu devido à intensidade da chuva.

 

No Pinhão, Alijó, a rua principal ficou submersa junto à estação ferroviária, devido à chuva, afetando estabelecimentos comerciais e residências. Para além disso, a enxurrada arrastou terras e pedras para a rua principal e originou danos em vinhas e olivais, principalmente nas localidades de Casal de Loivos e Vilarinho de Cotas. Trinta e seis bombeiros foram mobilizados para as operações de limpeza no Pinhão.

 

Na vila de Sabrosa, uma rua ficou esventrada, o paralelo foi arrancado, houve cinco situações de inundações. Quanto à vinha ainda há que fazer um levantamento mas há prejuízos a lamentar.

 

No concelho de Carrazeda de Ansiães também há prejuízos verificados em pomares de macieiras, embora ainda esteja a ser feito o levantamento da dimensão dos estragos.

 

Entretanto, o Instituto do Mar e da Atmosfera, adianta que a trovoada com chuva intensa e granizo de ontem "é normal para a época", apesar do registo de 15 mm de precipitação por hora na zona de Vila Real.

 

Resultou de uma depressão que está a seguir para Leste e provoca aguaceiros intensos, num espaço de tempo e área espacial curtos.

 

Prevê melhorias a partir de hoje, primeiro no litoral, depois o interior.

 

Texto: Rádio Ansiães

Foto do Pinhão: Álvaro Martinho

Chuva forte e granizo provocaram prejuízos em vários concelhos de Trás-os-Montes e Alto Douro |  | Rádio Ansiães