• COA-01.jpg
  • COA-02.jpg
  • COA-03.jpg
  • COA-04.jpg
  • COA-05.jpg
  • COA-06.jpg
  • COA-07.jpg
  • COA-08.jpg
  • COA-09.jpg
  • COA-10.jpg

Uma nova esperança para o Vale do Côa

 

As nuvens negras que durante os últimos anos pairaram sobre o Parque Arqueológico e o Museu do Côa começam a desvanecer-se. Para 2017 está prometido um orçamento de 1,1 milhões de euros. Pelo meio haverá mais um fundador, mudança de estatutos e nova administração. 

 

Texto e Fotos: Eduardo Pinto



ALIJÓ

*Dia 21 de janeiro, 21:00 horas, Igreja Matriz: A Associação Cultural O Plátano de Alijó organiza o VI Encontro de Cantadores de Janeiras. A edição deste ano conta com a participação dos ranchos folclóricos de Alijó, Granja do Tedo, Santa Eugénia e Sanfins do Douro, bem como o Grupo de Cantares de São Mamede de Ribatua. 

 

 

ALFÂNDEGA DA FÉ

*Dias 21 e 22 de Janeiro: XXXI Encontro Venatório do Nordeste Transmontano. Tem o objetivo de promover as riquezas naturais e culturais da região, das quais a caça é indissociável. É a grande e mais antiga festa dos caçadores amantes da caça maior ao javali. Organização do Clube de Monteiros do Norte.

 

 

VILA REAL

*Dia 21 de janeiro, 18:00 horas, Teatro Municipal: "Danças Virtuosas do Mundo", um concerto de Eliseu Paiva, ao violino, Marian Pivka, ao piano, e a bailarina convidada Carla Loureiro.

 

*Dia 21 de janeiro, 21:00 horas, Teatro Municipal: XX Encontro de Cantadores de Janeiras. Organização a cargo da associação O Canteréu.

 

*Até 31 de Março, no Museu da Vila Velha: Está patente "Sobre-Posições", uma exposição fotográfica que apresenta trabalhos da vila-realense Inga Freitas. Segundo a fotógrafa, "Sobre-Posições" é um ensaio fotográfico que resulta do reencontro com a cidade de Vila Real, sua terra natal, onde regressou após viver vários anos numa cidade grande.

 

 

TORRE DE MONCORVO

*A União de Freguesias de Felgueiras e Maçores promove, com o apoio da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, a II edição da Rota dos Cerieiros. O percurso tem cerca de 9 km de extensão, de dificuldade média e com a duração prevista de duas horas e meia. As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 20 de Janeiro, na Junta de Freguesia de Felgueiras, Gabinete do Desporto da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e Posto de Turismo.

 

 

MIRANDA DO DOURO

*Até 31 de janeiro, Casa da Cultura: Exposição de trabalhos associados ao cancioneiro tradicional mirandês, incluindo materiais recolhidos por etnomusicólogos e reunidos em CD. Da exposição fazem ainda parte fotografias de velhos e novos instrumentos, fotografias e instrumentos musicais tradicionais como a gaita-de-foles, caixa de guerra e bombo.

 

 

BRAGANÇA

*Dia 21, 15:00 horas, Teatro Municipal: Rui Massena Duo - Piano e Violino

 

*Até 28 de janeiro, Centro Cultural Municipal Adriano Moreira: Exposição "Mascaradas. Ritos de invierno en Zamora". Trata-se de uma produção da Diputación de Zamora sobre o projeto fotográfico e documental de Mas Tesón, integrado pelo fotógrafo Miguel Ángel Sánchez e pela jornalista Nuria Tesón.

 

*Até 29 de janeiro, Centro de Arte Contemporânea Graça Morais: Exposição de Graça Morais "Ao encontro de Sophia" e de Sebastião Salgado "Terra".

 

 

MIRANDELA

*Até 29 de janeiro: Festival de Sabores do Azeite Novo e Festival do Rancho de Mirandela. A entrada é livre. Há também provas gastronómicas e expositores de produtos regionais e artesanato.

 

 

MACEDO DE CAVALEIROS

*De 26 a 29 de janeiro: XXI Feira da Caça e Turismo. Nos 4 dias da Feira, os restaurantes promovem a Rota Gastronómica do Javali, programada pela confraria com o mesmo nome, dando a oportunidade de todos saborearem esta iguaria. No recinto do certame, os restaurantes presentes não deixarão de apresentar outros pratos de caça, como o arroz de lebre ou a perdiz estufada.

 

 

VILA NOVA DE FOZ CÔA

*Até 4 de fevereiro, Centro Cultural: Exposição de fotografia de António Barreto, denominada "Douro, lugar de um encontro feliz".

 

 

MONTALEGRE

*Dia 21, 9:00 horas, Cabril: Matança do Porco feita em moldes tradicionais e animação com cantares ao desafio.

 

*De 26 a 29 de janeiro, Pavilhão de Exposições: XXVI Feira do Fumeiro. 

 

 

VINHAIS

*Dia 22 de janeiro, 15:00 horas, Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais: Encontro de Cantadores de Reis, que conta com a participação de 13 grupos de todo o concelho.

 

Texto: Rádio Ansiães