• Tua001.jpg
  • Tua002.jpg
  • Tua003.jpg
  • Tua004.jpg
  • Tua005.jpg
  • Tua006.jpg
  • Tua008.jpg
  • Tua007.jpg
  • Tua009.jpg

Barragem do Tua em fase de conclusão

 

A EDP está a terminar todas as obras relacionadas com a barragem do Tua.  A central hidroelétrica já tem capacidade de produção de energia e de bombagem. O nível de pleno armazenamento da barragem (cota 170 metros) já foi atingido em diversos momentos.

As medidas de compensação assumidas pela EDP e pela Agência de Desenvolvimento Regional estão executadas ou em fase final de implementação. O Centro Interpretativo do Vale do Tua, investimento de dois milhões de euros na Estação de Foz-Tua (Carrazeda de Ansiães), abre ao público nos primeiros meses de 2018.

Foram plantados 220 hectares de sobreiros e azinheiras, mais 56 do que os que existiam, e está em desenvolvimento o programa de compensações com o objetivo de mitigar os impactos sobre a biodiversidade da região.

 

Texto e Fotos: Eduardo Pinto



No CITICA, em Carrazeda de Ansiães, está patente a exposição de fotografia "O Douro na Casa do Alvão". Fica até 9 de março.

 

A exposição "20 fotos 20 histórias" mostra o antes e depois da vila de Alfândega da Fé. Um trabalho realizado pelo professor e historiador local, Francisco José Lopes. Trata-se de um conjunto de 20 fotografias expostas no Centro de Interpretação do Território, em Sambado, com imagens da localidade entre as décadas de 1930 e 1980 e que pode ser visitada até 15 de abril.

 

Também até 15 de Abril, pode ver a exposição "Rostros" na Galeria Manuel Cunha, na Casa da Cultura de Alfândega da Fé. É um conjunto de obras da associação espanhola "Simancas Villa del Arte" que têm no retrato o seu motivo de inspiração.

 

O Espaço Miguel Torga, em São Martinho de Anta, Sabrosa, acolhe, até 31 de março, a exposição fotográfica "Magna Terra - Miguel Torga e outros lugares", da autoria de Duarte Belo.

 

A exposição "Cabo Verde o Espírito do Lugar", de Graça Morais, está patente até 17 de Junho, no Centro de Arte Contemporânea a que empresta o nome, em Bragança.

 

O Museu de Arte Sacra de Macedo de Cavaleiros propõe, até 7 de Abril, uma visita à exposição "Quando as Periferias são Centro".

 

No Centro Cultural de Vinhais está patente, até 31 de março, uma mostra de máscaras tradicionais.

 

A Câmara Municipal de Murça, em parceria com o Museu do Douro, expõe no Auditório Municipal, até 15 de Abril, a mostra de fotografias "Memórias de um olhar", do fotógrafo Noel Magalhães.

 

O auditório municipal de Montalegre apresenta, no dia 24 de fevereiro, a peça de teatro "Porta com Porta" com os atores Sofia Alves e João Carvalho. A entrada é livre.

 

Em Mirandela, realiza-se no dia 24 de fevereiro o Festival do Rancho.

 

Texto: Rádio Ansiães