• Medieval07.jpg
  • Medieval01.jpg
  • Medieval02.jpg
  • Medieval03.jpg
  • Medieval04.jpg
  • Medieval05.jpg
  • Medieval06.jpg
  • Medieval08.jpg
  • Medieval09.jpg
  • Medieval10.jpg

Feira Medieval de Penedono

 

A Feira Medieval de Penedono decorreu mais uma vez no centro histórico da vila. Iniciativa organizada pela Câmara Municipal, que respeita o rigor histórico e que transporta todos os visitantes para uma experiência num ambiente exclusivamente medieval.


Evocando as "Memórias dos tempos medievais", durante três dias a vila Penedono embarcou numa aventura medieval, levando às ruas os pregões dos almocreves, a música dos bobos, os gritos dos guerreiros e os clamores da justiça medieval.


Contou com a participação das pessoas locais, nobres, monges, mercadores, jograis e cavaleiros destemidos que invadiram as ruas que circundam o castelo.


Também não faltaram tendas de mercadores com produtos característicos e uma área com tabernas de gastronomia de época.

 

Texto e Fotos: Eduardo Pinto



"Do not disturb" é a proposta dos espanhóis Vaivém Circo para, esta sexta-feira à noite, na Praça do Município de Vila Real. Este ano já foi nomeado para o Prémio Max, que distingue o melhor espetáculo de rua. Começa às 22 horas.

 

O Teatro de Vila Real propõe para sábado, às 22 horas, no auditório exterior, com entrada gratuita, um concerto com os portugueses The Black Mamba.

 

O programa de comemorações as bodas de ouro sacerdotais do bispo de Vila Real integra o concerto de órgão "Luzes do Norte", pelo organista dinamarquês Jakob Lorentzen, agendado para este sábado, às 21.30 horas, na Sé de Vila Real.

 

Nuno Calado atua no Jardim da Vila Velha, em Vila Real, domingo, a partir das 19 horas. É mais um espetáculo do ciclo de verão "Jardins Musicados".

 

A Festa dos Povos em Aquae Flaviae decorre, entre esta sexta e domingo, em Chaves. A cidade viaja no tempo para regressar ao Império Romano. São três dias de grande animação retratando o quotidiano da época.

 

Até domingo há final do campeonato nacional de voleibol de praia, na Praia da Ribeira, em Macedo de Cavaleiros.

 

O 3º Global Print está a decorrer até 30 de Setembro em oito espaços culturais do Douro. Este evento conta com a participação de 543 artistas oriundos de 67 países e com a exposição de 543 obras. Há exposições na biblioteca e piscinas municipais de Alijó, Museu do Pão e do Vinho de Favaios, Centro Cultural de Chaves, Museu do Côa, Museu do Douro na Régua, e no Espaço Miguel Torga em São Martinho de Anta (Sabrosa). Destaca-se a instalação "Memorial aos incêndios de Alijó e Pedrógão Grande", que se encontra na Biblioteca Municipal de Alijó.

 

A Galeria de Exposições do Parque Urbano de Murça acolhe até 24 de setembro, uma exposição coletiva intitulada "Mulheres sem Rosto", uma mostra da autoria de António Santos e Rosa Pais.

 

Durante este mês, pode ver, na galeria do Centro Cultural de Vila Flor, a Exposição "Os Lugares do Azeite Transmontano", do fotógrafo John Gallo.

 

A Sala de Exposições do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa está a mostrar "Rendas & Bordados" realizados pela Universidade Sénior local.

 

A exposição de fotografia de Eduardo Brito, intitulada "Revisão", está patente no Museu do Imaginário Duriense, em Tabuaço, até 29 de outubro. A partir de Cut Loose, uma longa-metragem de 1972, Eduardo Brito propõe uma ligação entre os imaginários das Badlands norte-americanas e do Douro português.

 

A Galeria Manuel Cunha, da Casa da Cultura de Alfândega da Fé, recebe até 18 de setembro a "Celebração", uma exposição que reúne os últimos trabalhos efetuados pelo Mestre José Rodrigues em conjunto com a pintora Raquel Rocha.

 

O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, está a mostrar a exposição "Arquitetura sobre tela". É a primeira exposição monográfica de Nadir Afonso, dedicada ao seu percurso arquitetónico internacional. A mostra inclui inúmeras telas de viagem deste pintor-arquiteto, bem como desenhos, cartas, maquetes e pinturas de artistas consagrados.

 

A XIV Terra Flor, feira dos produtos e sabores do concelho de Vila Flor, realiza-se este ano de 23 a 27 de agosto. Destaques da animação: Emanuel, no dia 25; Agir, no dia 28; e Cuca Roseta, no dia 27.

 

A XXII Feira da Maçã, Vinho e Azeite de Carrazeda de Ansiães decorre entre 31 de agosto e 3 de setembro. A animação musical será assegurada, no dia 31, pelo Grupo de Cantares de Carrazeda e pelo grupo Via 5; no dia 1, pela Escola de Dança de Carrazeda e pelo Grupo Hi-FI; no dia 2, pelo grupo Atitude e pelos D.A.M.A.; e no dia 3, pelo Rancho Folclórico de Carrazeda e pelo grupo Belcanto Show.

 

Texto: Rádio Ansiães