• Tua001.jpg
  • Tua002.jpg
  • Tua003.jpg
  • Tua004.jpg
  • Tua005.jpg
  • Tua006.jpg
  • Tua007.jpg

Albufeira da barragem do Tua



ROTEIRO

 

No âmbito da iniciativa "Há Festa na Praça", em Carrazeda de Ansiães, pode ver logo à noite, na Praça do Município, um espetáculo de fogo e dança. Começa às 21:30 horas.

 

O Festival D'ONOR marca a aldeia de Rio de Onor, em Bragança, entre hoje e domingo. A entrada no festival, que se assume como transfronteiriço, é gratuita.

Os destaques musicais serão as bandas Tejedor e Zíngarus.

 

Na Catedral de Vila Real pode ver hoje, às 21 horas, um concerto de órgão sinfónico, com o organista eslovaco Stanislav Surin.

 

Com a inauguração do Auditório Arte e Cultura Luís Teixeira, Valpaços passa a ter uma agenda cultura, que abre hoje, às 21:30 horas, com o espetáculo "Catavento de Memórias de Francisco Doutel com Cronologia dos Sons e músicos convidados. Amanhã à noite sobe ao palco a revista "A Grande Ressaca", com Carlos Cunha como principal protagonista.

 

O Teatro de Vila Real propõe para amanhã, às 11 e às 21 horas, no centro histórico, o espetáculo "Cacharros" com a Bambalúa Teatro de Espanha. Também amanhã, na Praça do Município de Vila Real, às 22 horas, pode assistir a um espetáculo de teatro físico e de dança. Chama-se "Qarib" e está a cargo da Passos e Compassos.

 

Sanfins do Douro, em Alijó, realiza amanhã, às 21 horas, o 37º Festival de Folclore. Participam os ranchos de Vilarinho da Lousã, Terras de Santa Maria - Rio Meão, Afurada e, claro, o de Sanfins do Douro.

 

Em Figueira de Castelo Rodrigo realiza-se este fim de semana o 20º Slalom Sprint Castelo Rodrigo. Amanhã, às 21 horas, no Estádio Municipal, e domingo, a partir das 14:30 horas, na Avenida Heróis de Castelo Rodrigo.

 

O centro hípico de Pedras Salgadas acolhe entre hoje e domingo a terceira edição do concurso internacional de saltos de obstáculos, prova que reaviva uma tradição de Vila Pouca de Aguiar.

 

O concelho de Montalegre está a acolher, até ao dia 28 de julho, o 15.º Campeonato da Europa de Parapente. O evento, que decorre na serra do Larouco, junta cerca de 40 equipas e um total de 150 pilotos provenientes de 28 países da Europa e ainda países convidados, entre os quais Austrália, China, Japão e Rússia

 

Na Aldeia Pedagógica de Pinela, em Bragança, vai realizar-se amanhã, entre as 10 e as 12 horas um Workshop de Cerâmica com a Mestre Julieta Alves. O Workshop é destinado a toda a família e os participantes vão ter oportunidade de descobrir os segredos das cantarinhas de Pinela e fazer uma máscara em barro.

 

A aldeia da Foz do Sabor, no concelho transmontano de Torre de Moncorvo, realiza de hoje até a domingo o Festival das Migas e do Peixe do Rio.

 

A comemorar a primeira década de atividade, o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, tem patente uma exposição da pintora, denominada "Humanidade", que fica até 24 de fevereiro do próximo ano. Propõe ainda uma viagem retrospetiva à obra dos 30 artistas que, até ao momento, ali apresentaram individualmente o seu trabalho, para ver até 28 de outubro.

 

A exposição "Breve história do Parlamentarismo Português" pode ser apreciada no CITICA, em Carrazeda de Ansiães, até 30 de agosto. A exposição está inserida numa itinerância de divulgação dos ideais parlamentares e da democracia. Em 25 painéis conta-se a história do Palácio de S. Bento e da Assembleia da República, desde as suas mais remotas origens.

 

Até 5 de agosto pode ver no Teatro Auditório de Alijó a exposição de fotografia de João Pedro Marnoto, denominada "Nove meses de inverno e três de inferno".

"Percursos pela Arquitetura Popular no Douro" é o nome da exposição que pode ver, até 30 de agosto, no Museu do Ferro e da Região de Moncorvo.

 

Até ao final de agosto também pode apreciar a exposição de pintura "Três Artistas, Três Olhares", no Museu Armindo Teixeira Lopes de Mirandela. São quadros da autoria de Alzira Martinho, Zulmira Costa e Rui Santos.

 

Paisagens, rostos, flores, são vários os motivos pintados em telas, que podem ser visitados na Biblioteca Municipal de Macedo de Cavaleiros. A exposição é da autoria de Sofia Caldeiras, de 32 anos, natural da aldeia de Vale Pradinhos, no concelho mesmo concelho. Sofia é portadora de Osteogénese Imperfeita, uma doença congénita incurável que se carateriza pela fragilidade dos ossos, o que a obriga a estar muito tempo em casa. Pintar é uma forma passar o tempo.

 

Eduardo Pinto